sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Este fim de semana

Por me parecer actual, devido a uma conversa que ouvi ontem, aqui vai um post do meu anterior blog, datado de Novembro de 2006, seguido dos comentários.

Chama-se "Este fim de semana"...

Sabem que em Portugal há duas terras de nome Malveira, entre si cerca de 52 km?
É claro que se distinguem por uma ser Malveira da Serra e ser conhecida como a Malveira de Cascais e a outra é Malveira e é conhecida como Malveira de Mafra.
E imaginam como é que descobri isso? . . .
Foi mesmo...
Este fim de semana tinha programado ir a Setúbal, à Moita, a Trajouce e à Malveira. De casa até Setúbal, de Setúbal a casa, de casa à Moita, da Moita a Trajouce...
Já era uma da tarde quando me despachei...
Pensei em ir almoçar ao Cascaisshopping, aproveitei para fazer uma comprinha.
Saí do Cascaishopping e perguntei na bomba da Repsol onde ficava a Malveira. Plenamente convictas, tanto a funcionária como a cliente me disseram que tinha que ir em direcção a Cascais e seguir as setas.
Agradeci contente e segui.
Vinte minutos depois, estava na Malveira da Serra.
E pensei...
Vinte minutos?
O mar?
Ai! Ai! Ai ai aiai!
Parei o carro, vi um senhor com “cara de quem sabe” e fui falar com ele:
- Boa tarde! Eu acho que não estou no sítio certo... Eu queria ir para a Malveira, sabe, perto de Mafra... (Com um belo sorriso)
- Epá está tão longe... – Mas com um ar de quem pensa: - Epá que totó!!!
- O senhor conhece o caminho? Pode ajudar-me? (Com um belo sorriso)
- Se calhar o mais fácil é voltar para trás, para Cascais, apanhar a A6 até Lisboa, a seguir o caminho para norte e depois apanhar a A8.
- Mais isso vai levar muito tempo, não vai?
- “Prái” uma hora... ou mais...
- Ó amigo... Mas não há por aqui uma caminho mais perto? Tipo Cascais, Sintra, Mafra, Malveira? . (Com um belo sorriso)
- Haver há... Mas é complicado... – Como quem diz: “Se te mando atravessar a serra, espetas-te por aí, e depois eu fico com problemas de consciência...”
- Quanto tempo? Uma hora?
- É, talvez... ou se calhar mais um grande bocado...
- Ok, eu tenho tempo, então diga-me o caminho se faz favor. (Com um belo sorriso)
- Mas olhe que o outro caminho é melhor... – Como quem diz: “Toou lixado!!! Esta gaja vai mesmo espetar-se por aí...” – Mas faz assim: sobe aqui a calçada, pois, não adianta explicar, você nem sabe onde fica a calçada, vê-se na sua cara, eu explico-lhe o outro caminho...
- Não, continue por favor, que não há-de ser nada... Eu dou com o caminho... (Com um belo sorriso)
- Olhe a calçada é esta estrada de pedra aqui em cima...
Bolas! É a 15 metros e este tipo pensa que eu não ia ver a estrada?
- Segue (...) Lagoa Azul, Ramalhão, IC não sei das quantas, Ericeira, Mafra, Montelevar, Pêro Pinheiro, Malveira...
- Estou a ver que conhece bem o caminho... Quanto tempo é que o leva a fazer? (Com um belo sorriso)
- “Prái” uns quarenta minutos... ou menos...
- Fixe... Muito obrigada!!!
- De nada. Boa viagem! – Como quem diz: “Ai Jesus!!!”
E assim foi...
Foram quarenta e quatro minutos! Um percurso lindíssimo, com todos os aromas da serra, o eucalipto, o pinheiro, o cheiro a fogueira...
Uau!!!
Pena foram os vinte minutos perdidos do shopping a Cascais, pois para a estrada de Sintra era directo...
Moral da História: Há erros que não se cometem... eu que costumo sempre consultar o mappy, o fastaccess ou o viamichelin, e que me esqueci desta vez...
Não volto a esquecer-me...

Os comentários:

1. do Estranho
Nunca pensaste em escrever um livro de viagens?
Tens mto jeito para o relato e hoje em dia está na moda e és bem capaz de fazer uns trocos.
Em relação a viagens futuras, um conselho...
Muito cuidado com as visitas à Atalaia....
Deve haver uma por concelho, por este país fora
Fica bem!

2. da ndr2005
Concordo com o "estranho": um livro de viagens não era mal pensado.
E já ia ser um livrito grossito, com muito humor e gastronomia à mistura!
bjs

3. minha
eu nem falei em gastonomia.. pois este sábado não foi nada de especial... mas no sábado anterior foi bom, em beja... ai... a sopinha de bacalhau...

Sem comentários: